Translate

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Manossolfa - O que será isso?

           Como todos sabem a música é um universo com possibilidades infinitas. E se engana quem pensa que sua representação gráfica baseia-se apenas na notação musical, que é aquele sistema de escrita grafado sobre uma pauta de cinco linhas também conhecido como pentagrama. Existe também como representar ou indicar com exatidão a altura dos sons utilizando gestos manuais e, para isso é dado o nome de manossolfa. 
           Segundo Maria Luisa de Mattos Priolli "já na Idade Média, o monge Guido D'Arezzo (um dos que mais contribuíram para o progresso da escrita musical) se utilizava de um sistema de solfejo, exprimindo os sons por meio de gestos. Esse sistema chamou-se "mão guidoneana" ou mão musical". De acordo com a própria autora alguns autores afirmam que "… até o seculo XVIII, os portugueses chamavam "Mão de solfa", esse processo para solfejo". Priolli diz ainda que "esse processo foi introduzido entre nós por João Gomes Junior, em 1912, nas escolas do estado de São Paulo e depois no Distrito Federal passou a ser adotado em 1932, nas escolas municipais, por iniciativa do Maestro Heitor Villa-Lobos, que lhe deu amplo desenvolvimento, dada as vantagens que oferece para a pratica do canto orfeônico" conhecido também como canto coletivo. 
          Em alguns lugares como casas de shows onde ocorrem apresentações ao vivo, esse metodo é muito praticado no intuito de ajudar o companheiro que esta distante no palco. Como estamos vendo, apesar de todas as novas tecnologias empregadas atualmente, a música não deixa de lado as idéias mais simples. Logo abaixo apresentarei uma imagem com os sinais manuais que representam o sistema de manossolfa, retirada do livro "Princípios básicos da musica para a juventude" da Autora Maria Luisa de Mattos Priolli, já citada acima. Espero que gostem! 

Um grande abraço!
Humberto DJ

Bibliografia citada: 
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música para juventude. 53.ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Música Ltda, 2012. 1 v.



Vejam, curtam e compartilhem minha pagina no Musica Registrada e na ONErpm!

Um comentário: